O Governo de Cabo Verde voltou a reafirmar que a reforma fiscal, o financiamento e o saneamento das dívidas do Estado são as prioridades a curto prazo para tentar resolver os problemas das empresas cabo-verdianas.
Esta convicção foi reforçada em Mindelo pelos Ministros das Finanças, Olavo Correia e da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves, durante o encontro com os empresários da ilha de São Vicente, que decorreu ontem, 11 de agosto, nas instalações da Câmara de Comércio de Barlavento (CCB).
Para além desses fatores, fundamentais para alavancar a economia da ilha, o Ministro das Finanças, disse também que o Executivo irá disponibilizar nos próximos tempos os terrenos que pertencem ao Estado para investimentos dos privados.
No encontro realizado da tarde de ontem com a CCIB, o Ministro da Economia e Emprego reforçou o desafio para o acesso aos fundos do CAD-Fund, destinados ao continente africano e disponibilizados pela China, no valor de 60 mil milhões de dólares que devem ser aproveitados pelo sector privado.
Durante o dia de hoje, 12, os dois ministros irão efetuar visitas à Enapor, com passagem pela Plataforma de Frio e o local onde poderá nascer o Terminal de Cruzeiros de Mindelo, e ainda à Cabnave, Fábrica de Sabões, à Sociedade Gestora do Lazareto, Casa do Cidadão, devendo terminar com um encontro na Atlantic Tuna com a administração dessa empresa ligada às pescas.