O Ministro das Finanças, Olavo Correia, vai participar na Reunião dos Ordenadores Nacionais/Regionais do Comité de Orientação Estratégica (COS), que terá lugar nos dias 14 e 15 de junho, no conceituado centro de conferências “Albert Borschette”, em Bruxelas.
Esta Reunião de Ordenadores Nacionais/Regionais que vai na sua terceira edição, está a ser organizada conjuntamente pela União Europeia, pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e pela União Económica do Oeste Africano (UEMOA).
Para além dos Ordenadores, a reunião vai contar com a participação de autoridades oficiais e as principais instituições financeiras. No encontro os participantes, ordenadores e instituições financeiras parceiras, vão fazer o balanço do processo de identificação e de formulação de projetos, no âmbito do Programa Indicativo Regional (PIR) do 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), e o estado de implementação do 10º FED.
No encontro de Bruxelas os ordenadores nacionais vão tomar decisões relativamente aos próximos passos a serem dados para garantir a continuidade das atividades dos dois programas.
Importa lembrar que, o PIR envolve países da África Ocidental, nomeadamente o Benin, o Burkina Faso, Cabo Verde, a Costa do Marfim, a Gâmbia, a Guiné-Bissau, a Libéria, o Mali, a Mauritânia, o Níger, a Nigéria, o Senegal, a Serra Leoa e o Togo. E visa essencialmente os setores da cooperação, da paz, da segurança e da estabilidade regional.
Enquanto que o FED constitui o instrumento financeiro do Acordo de Cotonou que liga desde o ano 2000, os 78 países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) aos 28 Estados-membros da União Europeia (UE).
Vão acompanhar o Ministro das Finanças nesta missão a Bruxelas, a Diretora Nacional do Plano, Carla Cruz, e Coordenador do SON, Luís Silva.