Durante a tarde, o Ministro visitou várias instituições públicas e privadas na cidade, incluindo a primeira creche do município, o Centro Educacional Professora Eunice de Vasconcelos Xavier (CEMEI), que oferece cuidados especiais a crianças com necessidades especiais.
O Ministro das Comunidades, Jorge Santos, iniciou uma missão oficial de trabalho à República Federativa do Brasil, numa visita que começou na noite do dia 9, em Recife, no Estado de Pernambuco, onde foi recebido calorosamente pelo Prefeito da Cidade da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda.
A cidade de Vitória de Santo Antão partilha laços histórico-culturais com a ilha cabo-verdiana de Santo Antão, o que torna a visita do Ministro Jorge Santos “muito significativa”. Durante sua estadia, manteve um encontro de trabalho com o empresário Manoel Ferreira para discutir as potencialidades do país para o investimento externo.
Na sequência, Jorge Santos fez uma visita ao Instituto Histórico e Geográfico da Cidade da Vitória de Santo Antão, onde pôde conhecer a rica história e etnografia da cidade, que tem semelhanças marcantes com Cabo Verde, particularmente, com a ilha de Santo Antão.
Esta história remonta o ano de 1626 no século XVII, quando o português Diogo Braga, natural da ilha das montanhas, estabeleceu-se com a família na região, onde teve origem o povoado e posteriormente se formou a Cidade. O Ministro participou também de uma missa na Igreja Matriz de Santo Antão, onde foi recebido com entusiasmo pela comunidade católica.
Durante a tarde, o Ministro visitou várias instituições públicas e privadas na cidade, incluindo a primeira creche do município, o Centro Educacional Professora Eunice de Vasconcelos Xavier (CEMEI), que oferece cuidados especiais a crianças com necessidades especiais.
Jorge Santos também esteve numa unidade fabril de exportação de polpa de fruta congelada de tubérculos, pertencente a uma jovem empresária de sucesso e, com o Prefeito Paulo Roberto Arruda, discutiram potenciais áreas de cooperação municipal e consideraram a possibilidade de estabelecer uma geminação municipal muito frutífera.
No segundo dia desta deslocação ao Brasil, o Ministro realizou uma visita de cortesia à Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra durante a qual discutiram o interesse de Cabo Verde em relançar as relações com o Brasil, com foco nas relações económicas e empresariais.
A Governadora Raquel Lyra expressou o interesse em lançar a cooperação com Cabo Verde e na possibilidade de estabelecer ligações marítimas e aéreas entre os dois países, considerando o Estado de Pernambuco como um parceiro estratégico nesse processo.
A visita incluiu também uma passagem ao Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Queirós (SUAPE), um dos maiores projetos de desenvolvimento económico do Brasil. O Presidente do SUAPE demonstrou entusiasmo pelo desafio de estabelecer uma rota marítima viável entre Cabo Verde e o Brasil.
Acompanhado pelo Embaixador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Chantre de Oliveira, e pelo Cônsul de Cabo Verde em Recife, Ricardo Galdino, o Ministro das Comunidades foi recebido pelo Presidente do Conselho de Administração e Administradores do SUAPE e teve a oportunidade de manifestar o grande interesse do Governo de Cabo Verde em estabelecer uma rota marítima viável com o Brasil, mormente, através do Estado de Pernambuco, uma ideia igualmente acolhida com interesse pela Governadora daquele Estado.
Jorge Santos demonstrou o compromisso do Governo de Cabo Verde em fortalecer os laços de cooperação com o Brasil e promover o desenvolvimento económico e social de ambas as nações.