O Ministro das Comunidades, Jorge Santos, foi recebido esta manhã pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros italiano com quem dialogou sobre vários aspetos da vida política, e não só, entre os dois países. O encontro entre Jorge Santos e Della Vedova aconteceu esta segunda-feira, 13, no último dia da missão do governante cabo-verdiano a Itália, iniciada no sábado.
O Ministro Cabo-verdiano levou um conjunto de temas para o encontro, visando, acima de tudo, o reforço das relações diplomáticas e de cooperação entre Cabo Verde e Itália. Jorge Santos referiu-se em concreto à dupla tributação; o reconhecimento da Carta de Condução cabo-verdiana em território Italiano; a proteção civil e efeito da portabilidade da proteção social dos Cabo-verdianos que trabalharam em Itália e que pretendem regressar, temporária ou definitivamente a Cabo Verde; a reclassificação de cabo-verdianos no ranking de País seguro com Certificado Digital, onde os turistas e os cidadãos no regresso a Itália não precisam fazer a quarentena; e a criação da Câmara de Comércio Itálo-Cabo-verdiano.
Para o Ministro das Comunidades o encontro realizado esta manhã em Roma foi “muito frutífero”. Por sua vez, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros de Itália congratulou-se com a visita e prometeu transmitir as questões levadas por Jorge Santos ao Governo do seu País.
Quanto à ideia da criação da Câmara de Comércio entre os dois países, Della Vedova saudou e encorajou a iniciativa.
Outro dado relevante abordado no encontro, é que existem em Cabo Verde cerca de 380 empresas detidas por cidadãos Italianos. E do turismo falando, dados indicam que Cabo Verde recebe anualmente mais de 150 mil turistas Italianos.