Notícias

Ministro das Comunidades prestigia celebrações dos 60 anos da chegada dos cabo-verdianos ao norte de França

Uma sessão solene na Câmara Municipal de Florange, com presença do Maire local e de várias outras entidades cabo-verdianas, marcou o ponto alto destas celebrações que prosseguem este fim-de-semana.

O Ministro das Comunidades, Jorge Santos, iniciou, na sexta-feira, 7, a segunda etapa do programa de visita à Europa, chegando a França, visitando a Comunidade do Departamento de Mosele, no quadro das celebrações dos 60 anos da chegada dos primeiros cabo-verdianos à essa região no Norte de França, que faz fronteira com o Luxemburgo.

As celebrações iniciaram-se com uma sessão solene de homenagem à comunidade cabo-verdiana, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Florange, sob a presidência do Maire local, Remy Dick, que começou por desculpar-se por não envolver outras altas entidades locais e regionais, em virtude de se estar a respeitar um período de reserva eleitoral, pelas eleições Europeias de 9 de junho.

Na ocasião, o Autarca Francês disse que a história do território municipal de Florange e de toda a região de Moselle é marcada pela presença de cabo-verdianos, a siderurgia triunfante, várias nacionalidades e identidades, que transformou este território numa nova centralidade industrial, como testemunha e ilustra a fresco/pintura do Salão Nobre e que se vislumbra uma nova fase de rejuvenescimento de uma nova era industrial.

Remy Dick falou da homenagem que Florange e a França fazem a essa Comunidade, no contexto dos Jogos Olímpico de Paris2024, como testemunho da contribuição dos Cabo-verdianos à Florange atual, testemunho de valores universais como a Paz, segurança, a fraternidade e a cooperação universal, que serão consubstanciado na declaração surpresa da decisão de estabelecer um processo de geminação com o Município da Ribeira Grande, na Ilha de Santo Antão, e a atribuição do nome  de Cabo Verde à uma rua da Cidade.

Na ocasião foram homenageados 3 dos pioneiros, ainda vivos, da comunidade cabo-verdiana e os membros da Associação Les Enfants du Cap Vert, organização que promove estas celebrações.

No ato participaram, de entre outros, o Vice-Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Deputado Armindo da Luz, o Embaixador de Cabo Verde em França, António Pedro Alves, o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santo Antão, Orlando Delgado, a Presidente da Associação Les Enfants du Cap Vert, Andreza Rocha, membros do Conselho Municipal de Florange e da comunidade cabo-verdiana nesta região, para além do Ministro das Comunidade de Cabo Verde.

Na ocasião, Jorge Santos realçou que a sua presença no ato não era por mero dever de função, mas de algo que toca profundamente a alma e o coração de todos os Cabo-verdianos, pela generosidade e amor que o povo francês e de Florange, em particular, dedica à comunidade cabo-verdiana.

O Ministro das Comunidades, agradeceu a homenagem proposta pela Associação Les Enfants du Cap Vert e, prontamente, assumida pela Câmara Municipal de Florange, bem como a perspetiva e diálogo aberto para o estabelecimento de um processo de geminação entre Florange e Ribeira Grande.

Jorge Santos estimulou os membros da comunidade cabo-verdiana a serem bons cidadãos, respeitadores das leis e cultura francesa, tendo em vista a sua plena integração socioeconómica, cívica, política e cultural.

O programa destes 60 anos, promovidas pela Associação Les Enfants du Cap Vert, em parceria com o Município de Florange, prossegue neste sábado, 8, e no domingo, 9, com um leque variado de atividades socioculturais e religiosas, sempre com a presença do Ministro das Comunidades.