Notícias

Ministro da Saúde recebe equipa do Projeto Health CV que se encontra em Cabo Verde

Após o encontro, a Diretor de Operações do Projeto Health CV, Elizabeth da Moura Morreira, disse estarem otimistas em relação á possibilidade de ajudar os Cabo-verdianos tanto nos EUA como aqui em Cabo Verde e conseguir fortalecer esta colaboração.

Arlindo do Rosário, Ministro da Saúde, recebeu hoje em visita de cortesia, uma equipa do Projeto Heath CV, no âmbito de uma missão ao nosso país.

Após o encontro, a Diretor de Operações do Projeto Health CV, Elizabeth da Moura Morreira, disse estarem otimistas em relação á possibilidade de ajudar os Cabo-verdianos tanto nos EUA como aqui em Cabo Verde e conseguir fortalecer esta colaboração.

Dentre os vários assuntos tratados com o Ministro da Saúde, destaca-se a questão de apoio do governo durante a realização das missões à Cabo Verde, a possibilidade de desenvolvimento de ações de capacitação dos profissionais de saúde Cabo-verdianos e a questão de assinatura de um memorando nomeadamente na área da saúde.

Um outro assunto, também tratado durante este encontro, foi a possibilidade de criar uma publicação nos EUA sobre o trabalho do Sistema Nacional de Saúde de Cabo Verde, no sentido de ajudar os profissionais de saúde que atendem cabo-verdianos naquele país a melhorar o atendimento à nossa diáspora.

Neste encontro com o Ministro da Saúde estiveram presentes Elizabeth da Moura Morreira que é Diretora de operações e Projeto Health CV, Michel Fine, Clínico Geral, Chefe Estrategista e Angela Pezare, Chefe de uma fundação de serviços públicos.

Trata-se da 13ª missão que o Projeto Health CV realiza a Cabo Verde, sendo que a maioria das suas ações tem sido desenvolvida na Ilha Brava, mas também no Hospital Dr. Agostinho Neto e Dr. Santa Rita Vieira, em Santiago Norte.

Segundo esta responsável, durante os dois últimos anos, não realizaram as missões a Cabo Verde por causa da pandemia da Covid-19, mas disse que o projeto realizou muitos trabalhos durante este período como os emigrantes nos EUA.

Adiantou ainda que esta missão está a ser muito profícua, não só pelos encontros já mantidos com várias autoridades nacionais, mas também com as autoridades de saúde e avaliam positivamente o Sistema de Saúde cabo-verdiano, deixando a garantia de que o Projeto Health CV vai continuar com as suas ações, nomeadamente em Santiago Norte e na Praia, através de profissionais como clínicos gerais, na área das doenças infeciosas, pediatria e urologia.

Durante esta missão vieram cerca de 30 profissionais de saúde especializados, e decorre de 02 a 15 de junho com intervenções na Ilha Brava e nos Hospitais Santa Rita Vieira e Agostinho Neto.

De recordar que estando na ilha Brava esta equipa disse que os profissionais de saúde naquela Ilha estão a fazer um trabalho “formidável” no sector da saúde.