O Ministro da Saúde e da Segurança Social defendeu que o governo conta com ONG´s na definição de políticas públicas e está aberto a propostas no campo do financiamento e de parcerias que visam a sustentabilidade do sistema, a eficiência e a efetividade. Arlindo do Rosário fez esta declaração enquanto presidia o ato de comemoração do 25º aniversário da Associação cabo-verdiana para a Proteção da família – VERDEFAM, na manhã desta segunda feira, (25), na cidade da Praia.
O ministro aproveitou ainda para, em nome do governo, reiterar o compromisso para responder às necessidades de planeamento familiar como um objetivo em si mesmo e como um direito humano fundamental.
“Responder às necessidades e programas em planeamento familiar e saúde sexual e reprodutiva e igualdade de género numa perspetiva de direitos humanos requer a aplicação dos princípios chave de: empoderamento, participação, não discriminação. A dinâmica populacional e o planeamento familiar voluntário são aspetos essenciais do desenvolvimento sustentável”, afirmou Arlindo do Rosário no seu discurso.
O governante terminou a sua intervenção dizendo que comemorar o 25º aniversário da VerdeFam é comemorar também a extensão da cobertura universal de saúde. Pois esses 25 anos da sua caminhada foi crescendo, alargando a sua ação pelo território nacional, consolidando, ganhando a confiança da população e das instituições e se constituindo como organização, hoje com resultados relevantes no que tange a saúde reprodutiva, a família e a igualdade de género.