Notícias

Ministro da Saúde confere posse ao Grupo Técnico Consultivo da Vacinação (GTCV) de Cabo Verde


A cerimónia teve lugar na manhã desta quinta-feira, 10 de abril, no Ministério da Saúde. Durante a sua intervenção, o Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, afirmou que a criação deste grupo representa um marco significativo no reforço da política nacional de saúde pública e no compromisso contínuo do Governo de Cabo Verde com a excelência técnica e científica na área da vacinação.

Segundo o Ministro, a criação de um Grupo Técnico Consultivo da Vacinação de Cabo Verde surge para reforçar a governação técnica do sistema de saúde, pois assegura que as decisões estratégicas tomadas na área da vacinação são informadas pelo conhecimento mais atual, boas práticas internacionais e evidência científica.

“Sendo um órgão consultivo independente, constituído por especialistas nacionais, prestará apoio técnico ao Ministério da Saúde em todas as matérias relacionadas com as vacinas e vacinação”, afiançou.

O Grupo Técnico Consultivo da Vacinação (GTCV) de Cabo Verde é um organismo de peritos nacionais que presta aconselhamento sobre todos os temas técnicos e científicos relacionados com vacinas e vacinação.

O Ministério da Saúde criou o Grupo Consultivo Técnico Nacional de Vacinação com vista a oferecer supervisão técnica ao programa de vacinação e para apoiar a implementação e formular recomendações sobre a política de vacinas, de acordo com o Plano Estratégico Nacional do Setor da Saúde (2022-2026) e as Diretrizes de Políticas do Programa Nacional Alargado de Vacinação (PAV).

As emergências podem ter amplos impactos políticos, económicos, sociais e de saúde pública, com potenciais consequências de longo prazo, as quais podem perdurar vários anos depois de ocorrida a emergência. A criação do Grupo Técnico Consultivo é fundamental na área da saúde, contribuindo significativamente para a tomada de decisões sobre os aspetos fundamentais na área da vacinação, agindo como conselheiro; atualmente, a maioria dos países, e alguns países em desenvolvimento, constituíram formalmente órgãos nacionais de consultoria para guiar as políticas de imunização e assegurar que todas as atividades e estratégias se baseiam nos dados científicos ou médicos disponíveis.