“Em 2021, o Governo reforçou a verba do Sistema de Cuidados, contudo, achamos que é necessário reforçar também a questão de Cuidados prestados pelas associações comunitárias e ONGs, e é por isso que estamos aqui, para mostrar essa disponibilidade em desenvolver parcerias, estarmos mais próximos e as suas ações serem muito mais eficientes”.
A afirmação é do Ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, durante uma visita efetuada esta quarta-feira, 17, à Associação Profissional ”Nós Saúde”, sito em Achada Grande Frente.
Segundo o Governante, as Associações têm-se revelado uma das grandes parceiras do Governo na execução da sua política pública, principalmente na área social. São elas que estão mais presentes nas comunidades, que conhecem as suas realidades e que estão mais próximas das pessoas.
O objetivo do Governo é fazer uma política social que promova a autonomia das pessoas, e é neste quadro que tem trabalhado com todas as ONG’s e Câmaras Municipais de Cabo Verde.
Contudo, existem pessoas que necessitam de cuidados especiais, nomeadamente idosas, pessoas com deficiência e crianças. Por isso, o Governo implementou o Sistema Nacional de Cuidados, e para este efeito torna-se primordial estabelecer uma parceria com as várias associações do país, capacitando-as com formação de cuidadores, criando condições para atuarem no terreno e permitindo, assim, estarem mais próximas das suas comunidades. O objetivo do Governo, em visitar a associação, é lançar este apelo de maior proximidade e, juntos, cuidarmos das pessoas que mais necessitam.
“As ONGS, ligadas às Igrejas, às comunidades, seja de dimensão nacional regional, ou local, têm tido um papel extraordinário no combate à Covid-19 e gostaria de agradecer a todos pelo trabalho que têm feito durante esta pandemia”, acrescentou o governante. “Queremos reforçar este trabalho conjunto para conseguirmos combater esta pandemia e continuamente reforçar ações estruturadas para promover a autonomia das pessoas e das famílias”, finalizou Fernando Elísio Freire.