O Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, visitou o concelho da Ribeira Grande onde presidiu à cerimónia de consignação e descerramento da placa da obra de reabilitação do cais de pesca de Boca de Pistola, Ponta do Sol.
O Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, visitou o concelho da Ribeira Grande onde presidiu à cerimónia de consignação e descerramento da placa da obra de reabilitação do cais de pesca de Boca de Pistola, Ponta do Sol.
Relembrando a história e o contributo que o desembarcadouro de Boca de Pistola representou para o desenvolvimento de Ponta do Sol e da própria ilha de Santo Antão, o Ministro Paulo Veiga, afirmou que esta requalificação trará novas e melhores condições de segurança para as embarcações e pescadores, para além de beneficiar toda a zona envolvente.
Paulo Veiga reforçou que “a pesca tem tudo para ser um setor referencia para o desenvolvimento do país” pelo que já se está a trabalhar no projeto para uma segunda fase que incluíra um complexo de pesca em Ponta do Sol, permitindo a descarga de pescado, não só das embarcações artesanais, mas também de barcos de pesca semi-industrial, de modo a aumentar a autonomia e a capacidade de pesca localmente.
Esta primeira fase da obra, orçada em 70 mil contos, terá uma duração de oito meses e representa a concretização de um sonho antigo dos pescadores e peixeiras da região, que almejam ainda poder vir a ter um novo mercado de peixe e a criação de infraestruturas de produção e armazenagem de gelo. Respondendo a essa pretensão, Paulo Veiga, afirmou que irá trabalhar com a Câmara Municipal no sentido de se concretizar estas necessidades.
Ainda na questão da segurança dos pescadores a nível nacional, o Ministro da Economia Marítima anunciou que ainda este ano o Governo irá distribuir os Kits de Segurança a cada pescador, garantindo a ida para a faina de forma segura, minimizando os riscos da profissão.
O Ministro participou de seguida na cerimónia de entrega de ‘kits’ às peixeiras de Ponta do Sol que participaram numa formação em tratamento, transformação e conservação de pescado.
A visita ao concelho culminou com a entrega de ‘kits’ de pintura a 20 jovens que participaram numa formação de pintura e no lançamento da primeira pedra do projeto de requalificação de Poçom, no bairro de Tarrafal na cidade da Ribeira Grande.