O Ministro da Economia Marítima (MEM), José da Silva Gonçalves, presidiu esta segunda-feira, 05 de fevereiro, a abertura oficial do workshop organizado pelo INDP em comemoração ao dia nacional do pescador. Durante o seu discurso, José da Silva Gonçalves aproveitou a ocasião para honrar e homenagear os pescadores pelo seu contributo para a economia do nosso país.
“Todos sabemos que o pescador, que labuta no dia-a-dia, enfrenta enormes dificuldades ainda mais porque nem todos os dias se pode ir ao mar, e nem todos os dias se consegue pescar a quantidade necessária para o sustento. Neste sentido, é necessário criarmos condições para debelar estas dificuldades, sendo um dos grandes objetivos deste governo dar uma atenção especial ao setor das pescas, com a criação de soluções para os problemas como falta de peixe, arrastadores e gelo. E este é um trabalho para ser feito em parceria com as associações de cada comunidade e o INDP, relembrando que é importante trabalharmos e unirmos nas melhores práticas para uma pesca sustentável”.
José da Silva Gonçalves recordou ainda o acordo de pesca, recentemente assinado com a União Europeia, que prevê contribuições específicas para melhoria das comunidades piscatórias e o trabalho que está a ser feito junto do INPS para que se possa encontrar um quadro que garanta uma salvaguarda para as reformas individuais dos pescadores.