O encontrou bilateral entre José da Silva Gonçalves e Gao Yan aconteceu esta segunda-feira, 10, à margem da 5ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa e teve como um dos grandes propósitos apresentar Cabo Verde como um parceiro Estratégico para a China.
Depois de se avaliar a cooperação bilateral entre os dois países, num momento em que se assinalam 40 anos de relações Diplomáticas e de Cooperação, o Ministro da Economia e Emprego reiterou a vontade do Governo em elevar as relações para um outro patamar. Cabo Verde quer estabelecer uma parceria Estratégica com a China, especificamente, para a área económica marítima, potencializando o mar, enquanto seu recurso estratégico.
Também, sendo a vice-ministra do Comércio da China responsável pelo Fórum Macau, o encontro serviu para abordar o Plano de Ação para a Cooperação Económica e Comercial que vai ser assinado hoje, durante esta 5ª Conferência Ministerial e que visa promover a cooperação bilateral e multilateral nos domínios do comércio, investimento, cooperação da capacidade produtiva, finanças, educação, entre outros.
O ministro José da Silva Gonçalves deverá assinar ainda hoje o Memorando de Entendimento sobre a Promoção da Cooperação da Capacidade Produtiva do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.