Notícias

Ministro da Economia e Emprego participa na 39.ª sessão da Assembleia da Organização Internacional da Aviação Civil

Uma delegação cabo-verdiana, chefiada pelo Ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves, vai participar a partir de amanhã, 27 de setembro, na 39.ª sessão da Assembleia da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO em inglês), no Canadá, que irá debater e aprovar um novo sistema de limitações e comércio de licenças de emissão de carbono, vulgarmente designado de “cap-and-trade”.

O evento que irá decorrer na cidade de Montreal, entre os dias 27 de setembro e 07 de outubro, deverá contar com a participação de governantes, políticos, financiadores, cientistas, fabricantes, académicos e técnicos do ramo da aviação civil, com vista a assegurar, segundo a organização, um “crescimento neutro em carbono no sector da aviação”.

Durante os próximos dez dias, os 191 representantes dos Estados membros da ICAO devem aprovar o plano da organização para limitar os gases de efeito estufa para os voos internacionais e estabelecer um mercado de carbono onde as companhias aéreas poderão comprar licenças para o cumprimento das suas metas individuais.

Com a aprovação desse documento, o plano forçaria as companhias da aviação a melhorarem a eficiência no seu combustível para a redução das emissões de gases de efeito estufa e criaria o primeiro mercado internacional de carbono para o sector da aviação que compensaria os menos poluentes.

No decorrer dos trabalhos, os delegados dos Estados membros do ICAO irão efetuar um balanço das atividades da organização nos últimos três anos e primeiros seis meses de 2016.  

Esta sessão da ICAO irá analisar igualmente o relatório sobre as atividades relacionadas com o programa “No Country Left Behind (NCLB)”, adotado em 2004, no qual deverá incidir grande parte do discurso do Ministro da Economia e Emprego de Cabo Verde.

Para além do governante cabo-verdiano, fazem parte da delegação, os Presidentes dos Conselhos de Administração da ASA e da Agência da Aviação Civil, João Renato Lima e João dos Reis Monteiro, respetivamente, dois administradores dessas duas instituições ligadas à aviação, Aniceto Barbosa e Octávio Oliveira, e o Diretor de Aeroportos e Navegação Aérea da AAC, Alberto Cardoso Correia e Silva.

O Ministro José da Silva Gonçalves regressa ao país no dia 29 de setembro.