O Ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares, presidiu neste domingo, 13 de novembro, no Centro de Instrução Militar “Zeca Santos”, na Cidade do Mindelo, a cerimonia de ratificação do Juramento de Bandeira dos recrutas da 2.ª Incorporação de 2016.
Na sua intervenção, Luís Filipe Tavares incitou os novos soldados a conformar a sua conduta com os prescritos da Constituição da República e demais leis e regulamentos, assim como a organização, a hierarquia e disciplina militar, dignificando o uniforme que passam a ostentar e a instituição que, doravante, representam, pelos valores, pelo saber, pelas atitudes e pelos sacrifícios que a Pátria, a seu devido tempo, os irá exigir, na busca constante e perseverante da paz, da estabilidade, da segurança, do bem-estar e do desenvolvimento.
Ademais, reiterou o seu reconhecimento pelo trabalho que as Forças Armadas têm vindo a desenvolver, realçando que “são hoje uma organização rejuvenescida e plenamente aberta à sociedade e às imposições decorrentes dos novos tempos, e que se revitaliza e fortalece a cada incorporação, constituindo uma insigne escola de cidadania e um bastião moral do país”.
De acordo com o governante, as Forças Armadas podem contar com o apoio do Presidente da República, do Governo e, especificamente, do Ministério da Defesa, para que juntos possam conceder e materializar as melhores soluções, para mitigar as necessidades existentes.
A esse propósito, o titular da pasta da Defesa destacou os contatos recentemente estabelecidos com o Brasil, os Estados Unidos da América, a França e Portugal, visando o incremento e diversificação da cooperação no domínio da Defesa, frisando que outros parceiros se seguirão.
O ato de Juramento de Bandeira dos 442 recrutas, das quais fazem parte 12 do género feminino, contou com a habitual e entusiástica presença da população mindelense.