Notícias

Ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Augusto Veiga, recebido pelo homólogo espanhol, Ernest Urtasun Domènech

No quadro da sua deslocação ao Reino da Espanha, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, foi recebido pelo seu homólogo espanhol, Ernest Urtasun Domènech, na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro.

Cabo Verde e Espanha têm um forte laço de parceria e cooperação que se estende durante anos em vários níveis. Para o setor da cultura, a Espanha tem contribuído para o reforço da capacitação técnica e formação dos profissionais do setor, mas, sobretudo, na preservação, conservação e valorização do património histórico construído, tendo como um dos maiores exemplos a Cidade Velha – Berço da Nação Cabo-verdiana.

Neste encontro, o titular da pasta da cultura e das indústrias criativas manifestou a satisfação com a cooperação desenvolvida no quadro bilateral.

Neste sentido, o Governante deixou o ensejo do reforço da presença de Espanha na cooperação cultural com o nosso arquipélago nos vários quadrantes, nomeadamente no património histórico, mas também através do Instituto Cervantes, na promoção do intercâmbio da língua e da cultura espanhola em Cabo Verde, promoção e intercâmbio cultural, capacitação de recursos humanos, do Programa da Cooperação Espanhola para a formação para o desenvolvimento no setor cultural – ACERCA.

O Ministro Augusto Veiga aproveitou o momento para convidar o seu homólogo a visitar Cabo Verde no primeiro trimestre de 2025, ano em que o país estará a celebrar os 50 anos da Independência Nacional e a realização de dois eventos de música e promoção da música no país.

Ernest Urtasun Domènech mostrou interesse na contínua relação de cooperação existente com Cabo Verde e no reforço nas várias áreas. O mesmo convidou o MCIC para o Mondialcult 2025 – um grande evento em que os 194 Estados-Membros da UNESCO definem em conjunto a agenda global para a cultura – que terá lugar em Barcelona.

O Ministro espanhol afirmou que uma das questões importantes que serão discutidas será a inteligência artificial, de forma a encontrar soluções comuns para garantir o respeito pleno dos direitos dos criadores, tanto em termos de propriedade intelectual como de remuneração, e, ainda, uma maior atenção para a cultura nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).