O Ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa encontra-se na ilha de São Nicolau para a assinatura do contrato de cessão do edifício onde será instalado o futuro Museu Nacional da Pesca. A cerimónia decorrerá hoje, 7 de Agosto de 2012, a partir 17 horas, no Município do Tarrafal e contará com a presença de figuras ilustres da ilha. Resultante de uma parceria público privada, esta cooperação institucional em prol da salvaguarda da memória colectiva e de um património construído nacional, lança os alicerces para o projecto do “Museu Nacional da Pesca”.
O desafio de reconversão do complexo residencial da fábrica SUCLA num espaço de memória, Museu, foi aceite pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto de Investigação do Património Cultural (IIPC), com intuito de criar a nível nacional, uma instituição de carácter cultural e pedagógico que garanta a preservação, a conservação e a divulgação da produção haliêutica como património nacional.
A escolha de albergar o futuro “Museu Nacional da Pesca” no local onde em 1935 foi fundada a empresa SUCLA, justifica-se pela riqueza histórica, patrimonial e simbólica do mesmo e traz à memória do povo cabo-verdiano, o início da produção de atum em conserva (indústria conserveira) e a pesca Industrial em Cabo Verde.