Notícias

Ministro da Agricultura e Embaixador de Luxemburgo visitam a ilha Brava

O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e o Embaixador residente do Grão-Ducado do Luxemburgo em Cabo Verde, Jean-Marie Frentz, estiveram na ilha Brava entre os dias 3 e 6 de fevereiro para acompanhar de perto os projetos financiados pela Cooperação Luxemburguesa e conhecer o funcionamento das estruturas do Ministério da Agricultura e Ambiente na ilha.

A agenda incluiu uma visita de cortesia ao Presidente da Câmara Municipal da Brava, Amândio Brito, devido à relação institucional entre o Governo e os Municípios. O objetivo foi discutir as preocupações, os programas e os projetos em andamento, além de encontrar formas de fortalecer essa colaboração.

Durante a visita, um dos destaques foi o projeto de dessalinização de água para o abastecimento, um investimento de 7 milhões de euros, incluindo a estrada que dá acesso à zona de dessalinização, que promete mudar a realidade da ilha. Com uma capacidade de produção de 500 toneladas de água por dia, utilizando energia solar, o projeto garantirá o abastecimento contínuo de água potável para a população da ilha Brava.

O Embaixador Jean-Marie Frentz expressou sua satisfação com os avanços observados, destacando a complexidade logística do projeto de dessalinização e o impacto positivo que trará para a qualidade de vida das pessoas na Brava.

A comitiva também conheceu o trabalho da Associação BiFlores, que atua na conservação da biodiversidade terrestre e marinha, transformando espécies invasoras em oportunidades económicas, como artesanato sustentável.

A agenda do Ministro também incluiu visitas a agricultores, criadores de gado e produtores de queijo, reforçando o compromisso do Governo em criar condições mais favoráveis para a produção local e impulsionar a Brava como um modelo de sustentabilidade para Cabo Verde e o mundo.