Notícias

Ministro da Agricultura e Ambiente recebe embaixador da China no âmbito da Cooperação Sul-Sul

O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, recebeu hoje, 7 de setembro, o embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, Xu Jie,  e a Representante da FAO em Cabo Verde, Ana Touza, no âmbito da Cooperação Sul-Sul, visando o apoio a sistemas de produção agrícola para aumentar a segurança alimentar e nutricional em Cabo Verde.

O Ministro agradeceu o Ministério da Agricultura da China, a divisão da cooperação sul/sul da FAO, o embaixador e a representante da FAO, pelo DJUNTA MON, para que o projeto pudesse iniciar.

“Temos aqui uma equipa de 6 especialistas chineses que irão trabalhar em conjunto com especialistas de Cabo Verde e da FAO, pelo que nós estamos convictos que depois da execução deste projeto as coisas não serão como antes, estaremos mais capazes de intervir enquanto estado nestas áreas de intervenção do projeto da melhor forma”.

Este projeto, que está orçado em cerca de 1,5 milhões de dólares, com a duração de 3 anos, irá contribuir para a redução da pobreza, melhorar a condição de vida da população, promover o emprego para mulheres e jovens; promover o crescimento económico através da promoção do sistema de produção agrícola e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.

Estabelecer uma política eficaz e reforçar os serviços de apoio à promoção dos sistemas de produção agrícola, nas áreas de intervenção do projeto: horticultura, proteção de plantas, pecuária e produção de algas marinhas.

Recorda-se que Cabo Verde solicitou assistência técnica a China, no âmbito do Programa de Cooperação Sul-Sul (SSC) FAO-China, visando o apoio a sistemas de produção agrícola para aumentar a segurança alimentar e nutricional em Cabo Verde.