Notícias

Ministro da Agricultura e Ambiente preside abertura do atelier de validação do estudo da cadeia de valor vitivinícola

O Ministério da Agricultura e Ambiente e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) promovem amanhã, 23 de agosto, pelas 9h, um Atelier de validação do estudo da cadeia de valor Vitivinícola.

GILBERTO-SILVA

O ato terá lugar na Sala de Reuniões das Nações Unidas no 4º Pisoe será presidido pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, acompanhado pelo representante da FAO em Cabo Verde, Rémi Nono Womdim.

No âmbito do programa de melhoria do agronegócio e das fileiras agropecuária inserida no DECRP III, foram identificadas algumas fileiras agropecuárias, consideradas de maior potencial de rendimento, as quais deverão ser organizadas por fileiras e trabalhadas ao longo da cadeia de valor. Para as fileiras identificadas as ações deverão focalizar no desenvolvimento da cadeia de valor, contemplando os aspetos de pré-produção, produção, pós-produção, transformação/comercialização e os mercados finais.

A fileira da Uva (Vitivinícola), pela sua importância económica, pela sua qualidade e sua especificidade territorial, foi considerada que já se apresenta uma certa aceitação no mercado, pelo que as intervenções vão no sentido de melhorar a sua competitividade ao longo da cadeia de valor, elaborando estratégias de mercado com vista a sua melhor integração no circuito comercial interno e externo.

Financiado pela FAO, o estudo da Cadeia de Valor Vitivinícola abarca as ilhas de Santiago, Santo Antão, S. Nicolau e Fogo.