Notícias

Ministro da Agricultura e Ambiente participa na Conferência Mundial sobre o Clima, em Marrocos

O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, participa de 29 a 30 de setembro, em Marraquexe, Marrocos, na Conferência Mundial sobre o Clima (COP22), que junta os ministros da Agricultura e Pescas dos países africanos, para trocas de experiência e concertar posições junto de parceiros de desenvolvimento.

O encontro tem como propósito a organização dos responsáveis da agricultura e decisores ambientais, sobre perspetivas de desenvolvimento do sector na Africa, troca de experiências bem como desenvolver essa área e obter ganhos no plano de segurança alimentar.

A Iniciativa dedicada à adaptação da Agricultura Africana para as Alterações Climáticas” (AAA) pretende igualmente reduzir a vulnerabilidade da África e sua agricultura às mudanças climáticas. Atualmente apoiada por quinze ministros africanos, a UNFCCC, e a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), a AAA pretende atrair fundos climáticos e soluções para a implementação de projetos específicos para melhorar o manejo do solo, controle da água na agricultura, e clima gestão de risco no continente.

O continente africano é um dos mais gravemente afetados pelas alterações climáticas. A escassez de água, marcada pelas condições meteorológicas extremas (inundações, secas), tem provocado numerosas consequências. Estudos indicam que África só será capaz de fornecer 13% das suas necessidades em termos de alimentos até 2050. Enquanto o continente representa apenas 3% das emissões de gases de efeito estufa, ele só recebe, até agora, 4% do financiamento climático global.