O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, encontra-se na Itália para participar na 40ª sessão da Conferência da FAO, que terá lugar em Roma. O evento começa hoje, 3 de julho e termina no próximo dia 8.
A Conferência é o órgão de governo mais alto da organização e as sessões são realizadas de dois em dois anos e tem como objetivo convocar os Estados membros na sede da FAO para revisar e votar o programa de trabalho e orçamento proposto pelo Diretor-Geral. A conferência também é uma oportunidade importante para o diálogo sobre questões alimentares e agrícolas.
Na 40ª sessão, os participantes discutirão uma série de questões urgentes, incluindo a forma de transformar o compromisso em ação para alcançar o Objetivo Global de Fome Zero; escassez de água, segurança alimentar e um clima em mudança no Oriente e Norte da África; soluções sustentáveis para prevenir a fome em países afetados pelo conflito; um plano de ação sobre segurança alimentar e nutrição para os pequenos Estados insulares em desenvolvimento; e o papel do desenvolvimento rural na mitigação das pressões que impulsionam a migração.
Este ano, são cerca de 1.000 participantes, incluindo 70 ministros, 15 ministros adjuntos e um presidente. A sessão ocorre durante 6 dias, durante o qual serão realizados cerca de 20 eventos paralelos.