Notícias

Ministro da Agricultura e Ambiente participa da 5.2 Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente (UNEA)

O Ministro reforçou que estas medidas de política têm como objetivo “promover uma ação ambiental reforçada para proteger e restaurar os nossos ecossistemas, mas também contribuir para uma reconstrução diferente e melhor e aumentar a resiliência face a crises futuras”.

O Ministro da Agricultura e Ambiente participou online na 5.2 Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente (UNEA), na sua declaração na Plenária referiu que “UNEA 5.2 está a ser realizada num momento chave para o planeta, onde as expressões DECISÃO e AÇÃO devem verdadeiramente ganhar corpo sob pena de hipotecarmos o nosso futuro e das gerações vindouras”. Focou ainda que “Cabo Verde vem adotando políticas que conduzam ao investimento nas economias verde e azul como instrumentos de inovação em apoio à segurança alimentar, à redução da pobreza, à gestão sustentável dos recursos, à biotecnologia, ao turismo sustentável e à produção de energias limpas que além de contribuir como desacelerador das mudanças climáticas reforça a resiliência dos sistemas produtivos, das comunidades e das pessoas”.
O Ministro reforçou que estas medidas de política têm como objetivo “promover uma ação ambiental reforçada para proteger e restaurar os nossos ecossistemas, mas também contribuir para uma reconstrução diferente e melhor e aumentar a resiliência face a crises futuras”.
Imediatamente após a UNEA 5.2, a Assembleia realizará uma Sessão Especial da Assembleia nos dias 3 e 4 de março de 2022, dedicada à comemoração do 50º aniversário da criação do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP@50).
Organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), a Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente (UNEA) reúne representantes dos 193 Estados Membros da ONU, empresas, sociedade civil e outras partes interessadas para acordar políticas para enfrentar os desafios ambientais mais prementes do mundo.
O tema geral da UNEA 5 é “Fortalecendo as ações a favor da natureza para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destacando o papel fundamental que a natureza desempenha em nossas vidas e no desenvolvimento sustentável social, económico e ambiental.
A UNEA 5 é uma oportunidade para os Estados Membros compartilharem as melhores práticas de sustentabilidade. Por isso, espera-se que se possa criar impulsos para os governos aproveitarem e catalisarem o impacto dos esforços ambientais multilaterais para proteger e restaurar o mundo natural do qual nossas economias e sociedades dependem.
A segunda parte da Quinta Sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente (UNEA 5.2) acontece em formato híbrido (presencial e online) em Nairobi, Quénia, de 28 de fevereiro a 2 de março de 2022.