Notícias

Ministro da Administração Interna preside encerramento do XIII Curso de Formação de Agentes de 2ª classe da Polícia Nacional

No dia 10 de fevereiro, o Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, presidiu à cerimónia de encerramento do XIII Curso de Formação de Agentes de 2ª Classe da Polícia Nacional. O evento, realizado no Centro Nacional de Formação da PN, na cidade da Praia, marcou a conclusão de um intenso processo de capacitação para 122 candidatos e contou com a presença de diversas entidades.

Durante o seu discurso, o Ministro Paulo Rocha enfatizou que esta formação representa um momento de superação, inserido num processo contínuo de aperfeiçoamento da Polícia Nacional. Segundo o governante, a cada ano, os critérios de seleção e capacitação tornam-se mais rigorosos, visando preparar agentes qualificados para enfrentar os desafios da segurança pública em Cabo Verde.

“Esta ação simboliza mais uma etapa no crescimento e na transformação da Polícia Nacional, reforçando a valorização do capital humano. A capacidade de resposta da instituição tem vindo a aumentar, alinhando-se com as expectativas e exigências da sociedade cabo-verdiana, que espera uma atuação eficaz na promoção da segurança e da justiça”, destacou Paulo Rocha.

O Ministro acrescentou que o ingresso dos novos agentes ocorre num momento estratégico, em que se consolida o reforço do patrulhamento urbano, exigindo um planeamento organizacional contínuo e eficaz.

A cerimónia foi ainda marcada pela entrega de prémios aos formandos e por uma demonstração das habilidades adquiridas durante o curso, incluindo técnicas de intervenção policial, defesa pessoal, ordem unida e ginástica acrobática. As apresentações arrancaram aplausos do público, encerrando com êxito mais uma etapa na formação dos novos agentes da Polícia Nacional.

De realçar que o evento contou com a presença de altas patentes da Polícia Nacional, nomeadamente o Diretor Nacional da Polícia Nacional, Superintendente-geral Emanuel Estaline Moreno, os Diretores Nacionais Adjuntos das áreas Administrativa e Operativa, dirigentes e oficiais da PN, o Oficial de Ligação de Portugal e do Reino de Espanha, oficiais das Forças Armadas, dirigentes de instituições do Estado e familiares dos formandos, que acompanharam de perto a conclusão deste ciclo intensivo de capacitação.

Com uma duração de seis meses e uma carga horária de 743 horas, o curso foi ministrado por formadores cabo-verdianos – entre policiais e civis, incluindo Magistrados Judiciais e do Ministério Público – reconhecidos pela sua experiência e competência no ensino e formação. Entre os 122 novos agentes formados, 37 são mulheres e 85 homens.