Notícias

Ministro Carlos Monteiro inicia visita de trabalho a Portugal para reforçar cooperação no desporto

O Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto de Cabo Verde, Carlos Monteiro, inicia nesta segunda-feira, 7 de outubro, uma visita oficial de quatro dias a Portugal, com o intuito de reforçar a cooperação nas áreas de Alto Rendimento Desportivo e formação desportiva. A visita surge a convite da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde decorrerá o ponto alto da sua agenda: a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), a Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) e a UTAD.

Durante a visita, para além dos encontros de trabalho com a delegação da UTAD, o Ministro Carlos Monteiro terá a oportunidade de reunir-se com estudantes cabo-verdianos a estudar em Vila Real. A agenda inclui também um extenso programa de visitas às instalações da universidade, nomeadamente ao Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, ao Laboratório de Educação Física e ao complexo desportivo.

Amanhã, dia 8 de outubro, o Ministro será recebido pelos presidentes das Câmaras Municipais de Vila Real e Chaves em visitas de cortesia, tendo previstas deslocações a clubes desportivos locais, como o Sport Vila Real e o Complexo Desportivo de Chaves. Também constam visitas a algumas escolas da região e treinos de futebol, assim como encontros com os presidentes dos clubes.

Nos dias 9 e 10 de outubro, o programa inclui reuniões de trabalho com as equipas reitorais das faculdades de desporto das Universidades de Coimbra e do Porto, assim como encontros com dirigentes do Futebol Clube do Porto e do Clube Estrela de Amadora. O ministro visitará também o Laboratório de Educação Física da Universidade de Coimbra e o Centro de Alto Rendimento da Maia, reforçando a importância da cooperação no desenvolvimento desportivo.

A missão do governante cabo-verdiano culmina com uma reunião com o Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e a Autoridade Antidopagem de Portugal, seguida de uma visita ao Complexo Desportivo do Jamor, em Lisboa.

Importa frisar que, além do ministro, a delegação cabo-verdiana é composta pelo presidente do Conselho Diretivo do IDJ, José Eduardo dos Santos, o presidente da ONAD-CV e a administradora do IDJ, Mónica Vicente.