Notícias

Ministro Carlos Monteiro faz balanço positivo das provas de Trail 2023

Segundo Carlos Monteiro, o evento de encerramento foi palco da constatação do “crescimento precoce de novos talentos, resultando na criação do trail jovem e trail kids, uma iniciativa fundamental para o contínuo desenvolvimento da modalidade”.

Com um balanço extremamente positivo, o Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, esteve no ato de encerramento do Trail d` Santiago, um evento que tem vindo a crescer em destaque e notoriedade a cada ano.

O encerramento aconteceu ontem, domingo, 17 de dezembro, em São Lourenço dos Órgãos, localidade onde foram celebrados, além do sucesso do evento, também os feitos notáveis alcançados coletivamente.

Nos três circuitos de Trail, foi evidente um aumento do interesse por parte dos praticantes em todas as ilhas de Cabo Verde, culminando numa participação total de 360 atletas seniores e 70 da categoria sub-18.

Segundo Carlos Monteiro, o evento de encerramento foi palco da constatação do “crescimento precoce de novos talentos, resultando na criação do trail jovem e trail kids, uma iniciativa fundamental para o contínuo desenvolvimento da modalidade”.

Inclusive, o Ministro manifestou a sua satisfação ao anunciar um recorde de 400 crianças participantes em São Lourenço dos Órgãos, afirmando ainda que “vivemos uma era em que a competição de trail atinge novas alturas, proporcionando aos atletas cabo-verdianos um nível de excelência que os equipara aos seus pares internacionais e os resultados notáveis recentes são reflexo da dedicação e empenho dos nossos atletas, evidenciando o potencial crescente desta modalidade desportiva no país”.

O Governante garantiu, também que, ao longo dos anos, têm-se reforçado parcerias com os setores de turismo de natureza e ambiental, desempenhando um papel crucial na manutenção e limpeza dos trilhos em várias ilhas. O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, participou ativamente neste circuito, reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental do nosso país.

“A colaboração com o CCTS (Cabo Verde Trail Series) não só contribui para a excelência das competições, mas também projeta os destinos de Cabo Verde para além das fronteiras nacionais” assegurou Carlos Monteiro.

O futuro do trail em Cabo Verde é promissor, conforme destacou o Ministro do Desporto. Com este otimismo, foi anunciada a realização de mais competições para o próximo ano, com destaque para o Trail de São Nicolau e o Ocean Trail na ilha da Boa Vista, pois é propósito do Governo posicionar Cabo Verde como um dos grandes circuitos de trail a nível mundial.

Por fim, Carlos Monteiro sublinhou o percurso extraordinário como o Triangle Trail, em Santo Antão e o Vulcam Trail, no Fogo, destacando a exuberância e singularidade das trilhas, com o intuito de não apenas atrair atletas de todo o mundo, mas também destacar a beleza única das ilhas cabo-verdianas.