O Ministro sublinhou o crescimento notável do desporto cabo-verdiano, evidenciado pelo aumento significativo de jovens talentosos em diversas modalidades.
Na manhã do dia 12 de novembro, o Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto Carlos Monteiro, participou ativamente das comemorações do Dia do Desporto Cabo-Verdiano, na praça Amílcar Cabral, em Assomada.
O evento culminou em um encerramento festivo de uma série de atividades que celebraram a vitalidade e a importância crucial do desporto na sociedade cabo-verdiana.
Atletas, entusiastas do desporto, membros da comunidade e a Câmara Municipal de Santa Catarina, uniram-se para celebrar não só esta competição atlética, mas também os valores, a saúde e o bem-estar que o desporto inspira.
O Ministro sublinhou o crescimento notável do desporto cabo-verdiano, evidenciado pelo aumento significativo de jovens talentosos em diversas modalidades.
“Em 2023, Cabo Verde conquistou a presença em nove campeonatos do mundo, um feito notável que reflete o compromisso contínuo do país com a excelência desportiva, tanto nas modalidades coletivas como nas individuais. O desporto nacional está em ascensão e o Governo continua a fortalecer o setor desportivo”, destacou o Ministro.
O Governante referiu ainda a iniciativas inovadoras, nomeadamente a “Bolsa de Iniciação Desportiva” e “Bolsa Atleta”, projetadas para nutrir e apoiar o desenvolvimento dos talentos emergentes, como exemplos do crescimento e investimentos neste setor.
Carlos Monteiro realçou a colaboração entre o Governo e as e as instituições presentes nas comemorações do Dia do Desporto cabo-verdiano e considerou um testemunho do compromisso conjunto em utilizar o desporto como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento social e cultural de Cabo Verde.
Carlos Monteiro concluiu a sua intervenção, expressando otimismo quanto ao futuro, incentivando a continuação do impulso positivo e destacando a importância de inspirar a próxima geração de jovens a alcançar “novas alturas no mundo do desporto”, contribuindo assim para um futuro mais saudável para todos os cabo-verdianos.