Concelho com cinco séculos e o segundo maior de São Miguel, Ribeira Grande, nos Açores e com população mais jovem do país, o município também quer estreitar laços de cooperação com Cabo Verde.
Manifestação feita no âmbito da deslocação do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, aos Açores, onde foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, o presidente da Junta de Freguesia de Porto Formoso e o vereador.
Cabo Verde e os Açores têm muito em comum. Países arquipelágicos, a cultura também é um ponto forte deste local e é a partir deste setor que se quer firmar uma relação de parceria estreita e que seja proveitosa para os dois os países.
“Queremos acionar o protocolo já existente e ver outras formas de cooperação que podemos firmar”, afirmou o Ministro Augusto Veiga durante o encontro.
“Temos interesse em iniciar uma troca de experiências no cinema, por exemplo”, continuou. Ribeira Grande é o município de uma das séries que tem tido um grande impacto e que está numa plataforma digital – “Rabo de Peixe”.
O Governante aproveitou o momento, ainda, para convidar o presidente e a sua delegação para uma visita a Cabo Verde.
Da autarquia, o presidente mostrou-se bastante satisfeito com a visita e total abertura numa cooperação com Cabo Verde.
Este município já tem uma geminação com Ribeira Grande de Santiago e quer dar continuidade numa cooperação mais estreita e palpável.