O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, cumpriu no dia 28 de junho, uma visita à Região Sanitária Santiago Norte, no âmbito de uma série de deslocações programadas para acompanhar as obras que decorrem nas estruturas de saúde a nível nacional. A iniciativa visa “acompanhar in loco a evolução das obras em andamento na Região Sanitária de Santiago Norte, designadamente, os novos Centros de Saúde dos Órgãos e de Assomada” conforme evidenciou o Ministro da Saúde que esteve nos municípios de São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo e Santa Catarina.
O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, cumpriu no dia 28 de junho, uma visita à Região Sanitária Santiago Norte, no âmbito de uma série de deslocações programadas para acompanhar as obras que decorrem nas estruturas de saúde a nível nacional.
A iniciativa visa “acompanhar in loco a evolução das obras em andamento na Região Sanitária de Santiago Norte, designadamente, os novos Centros de Saúde dos Órgãos e de Assomada” conforme evidenciou o Ministro da Saúde que esteve nos municípios de São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo e Santa Catarina.
Arlindo do Rosário, satisfeito com o adiantar das obras, destacou a importância dessas novas unidades para o desenvolvimento desta região tendo constatado que “o centro de saúde dos órgãos já está numa fase bem avançada de construção e estará concluída até o final do ano”.
Quanto às obras de construção do Centro de Saúde de Assomada, que vão arrancar no início de julho, estão avaliadas em 125 mil contos e é cofinanciado pelo Governo de Cabo Verde e pelo Fundos Kuwait.
“No quadro do plano de emergência pré-hospitalar, prevê-se a aquisição de 15 ambulâncias de suporte de vida avançado e os concelhos de Órgãos e São Salvador do Mundo serão contemplados com uma ambulância cada, com isso esses dois concelhos terão a possibilidade de meios de deslocação rápida para as estruturas de referência, quer a nível do hospital Dr. Santa Rita Vieira, quer para o hospital Agostinho Neto”, anunciou o ministro.
Arlindo do Rosário destaca ainda que a partir de julho estes dois concelhos passarão a ter dois médicos que vão “reforçar o pessoal médico”. Quanto ao quadro de enfermeiros, o governante explica que com o recrutamento dos 239 enfermeiros previsto “a região será reforçada, conforme as suas necessidades”.
Avançou, ainda, que apesar do longo caminho a percorrer, a nível nacional “estamos em um processo de consolidação e de reforço a nível de recursos humanos, da capacidade de diagnóstico, da logística e transporte” considerando que será feita “uma distribuição com justiça e equidade para melhorar o sistema nacional de saúde”.
O governante encontrou-se ainda com o Presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, com foco na melhoria das parcerias com o poder local no sector da saúde.
O ministro esteve acompanhado na visita pelo Diretor da Região Sanitária de Santiago Norte, do Diretor Financeiro do Ministério, da Delegada de Saúde de Assomada e ainda representações das edilidades dos três concelhos.