No quadro do programa de transição energética, o Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, efetuou hoje, 28 de outubro uma visita às instalações da Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME), onde se inteirou dos projetos de eficiência energética que a instituição pretende implementar.
Satisfeito com a iniciativa, o Ministro Alexandre Monteiro afirmou que o exemplo que a ARME está a seguir na implementação de projetos de eficiência energética, como a microprodução, é a via mais rápida para reduzir a fatura energética, principalmente, neste contexto do aumento dos preços dos combustíveis e da eletricidade.
O governante adiantou ainda que o Governo tem vindo a adotar um conjunto de medidas emergenciais para acelerar a eficiência energética e fazer face a situação difícil que o mundo e Cabo Verde atravessa. “Da parte do Governo, estamos a trabalhar numa escala maior para acelerar algumas medidas de eficiência, nomeadamente na redução das perdas comerciais.”
A ARME, enquanto entidade reguladora dos serviços de energia, pretende posicionar-se como incentivador da eficiência energética. Neste sentido a entidade reguladora está a desenvolver um conjunto de ações para tornar o edifício eficiente, em que numa primeira fase está prevista a instalação de painéis solares fotovoltaicos para o autoconsumo, aquisição de um veículo elétrico e instalação de postos de carregamento.
O projeto engloba também uma campanha de informação e sensibilização junto dos consumidores para uso eficiente da energia.
No final da visita, o Ministro Alexandre Monteiro deixou a mensagem de que a transição energética é um processo que envolve a participação da sociedade no seu todo.