O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, presidiu, hoje, 10 de dezembro, a abertura do workshop sobre a Validação da Estratégia Nacional de Implementação da ZCLCA de Cabo Verde e Reforço de Capacidades das Pequenas e Médias Empresas.
Durante o seu discurso, o Ministro ressaltou a importância do Acordo da ZCLCA, considerando que esta iniciativa da União Africana representa “um marco importante” para o fortalecimento da integração económica e para a promoção de um desenvolvimento sustentável em África. Com a adesão de 55 países, este acordo visa criar um grande mercado integrado, abrindo novas oportunidades para o crescimento económico, a industrialização e a transformação estrutural das economias africanas.
“O Acordo da ZCLCA tem servido como referência para revitalizar o comércio intra-africano e reforçar as ligações comerciais entre África e o resto do mundo. Mais do que uma simples iniciativa comercial, este acordo visa promover a industrialização, aumentar os rendimentos e reduzir a pobreza, com especial atenção às mulheres e aos jovens”.
Cabo Verde foi um dos primeiros países a assinar o acordo ZCLCA, em Kigali, no ano 2018. Em fevereiro de 2022 ratificou e depositou os instrumentos de ratificação, do acoro que estabelece a Zona de Comércio Livre Continental Africana e tem participado ativamente nas negociações dos objetos dos protocolos integrantes do acordo, sob a égide da CEDEAO.
“Este workshop oferece-nos a oportunidade de alinhar as prioridades nacionais com os potenciais benefícios proporcionados pelo Acordo da ZCLCA. É essencial identificar os setores prioritários, alinhar as políticas e monitorizar os progressos alcançados. Precisamos de aproveitar as oportunidades comerciais, identificar os desafios e encontrar soluções para ultrapassar eventuais obstáculos.”
Este workshop terá duração de dois dias, onde participam representantes da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA), da Conferência das Nações Unidas Sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD/CNUCED), e o sector privado para a discussão e validação da Estratégia Nacional da Zona de Comércio Livre continental Africana.