O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, presidiu, ontem, 22 de outubro, no CERMI, à cerimónia de entrega de Certificados aos primeiros técnicos formados em Sistemas Solares Fotovoltaicos Fora da Rede.
Na sua intervenção, o Ministro Alexandre Monteiro salientou a importância que esses novos profissionais terão para o mercado nacional e da região da CEDEAO. “Do ponto de vista profissional, é um reconhecimento de excelência e competência técnica no domínio das instalações dos sistemas fotovoltaicos fora da rede. Esta certificação é importante porque coloca esses profissionais em posição de destaque no que toca a ação e serviços nessa área. Trata-se também de um reconhecimento regional que abre as perfetivas para um mercado vasto, com mais de 300 milhões de pessoas. Quando falamos do nosso mercado interno estamos a falar de um mercado de 500 mil habitantes, pelo que esse mercado mais amplo poderá proporcionar maiores oportunidades e maiores rendimentos”.
Além disso, o Ministro Alexandre Monteiro reiterou o progresso que Cabo Verde tem feito em matéria de internacionalização das empresas. “Esses benefícios são extensivos também as empesas que trabalham com os profissionais certificados, na questão da competitividade, na expansão dos seus negócios e novas oportunidades de mercado de serviço energético e instalação de sistemas fotovoltaicos.”
Esta ação de formação foi realizada no âmbito da política de energias renováveis da CEDEAO, promovido pelo Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (CEREEC) e teve por objetivos qualificar profissionais das energias renováveis, promover a segurança da instalação de equipamentos de energias renováveis e eficiência energética.
O sistema de certificação regional baseia-se nos quadros de referência de competência requisitos mínimos de competência (RCM) validados pelos 15 Estados membros da CEDEAO. Atualmente, abrange técnicos de sistemas solares fotovoltaicos autónomos fora da rede, e será expandido para outros domínios de Energias Renováveis e Eficiência Energética, alinhado com a norma ISO/IEC 17024:2012.