Notícias

Ministro Alexandre Monteiro apresenta Orçamento de Estado para 2025 com foco na aceleração da Transição Energética

O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, apresentou, hoje, 14 de outubro, na cidade da Praia, as prioridades do Orçamento de Estado Setorial para o ano 2025, com ênfase na transição energética.

Conforme explanado no Programa Nacional para a Sustentabilidade Energética (PNSE), Cabo Verde está implementando um ambicioso programa para a transição energética e um conjunto de metas definidas para serem alcançadas a curto, médio e longo prazo. Conforme avançou o Ministro, “até 2030, o objetivo é superar 50% da eletricidade gerada a partir de fontes renováveis, com a meta intermediária de mais de 30% já em 2026. A visão de longo prazo é alcançar 100% até 2040. No setor de mobilidade elétrica, a meta é que, até 2050, todos os veículos no país sejam movidos por motores não fósseis.”

Além disso, o Ministro Alexandre Monteiro destacou que esta proposta de Orçamento de Estado para 2025 continuará a conceder incentivos fiscais e aduaneiros para aquisição de equipamentos de produção de energia renovável, de veículos elétricos e da bonificação de juros para microprodução orientada para autoconsumo. Esses incentivos incluem também os consumidores de média tensão (BTE), abrangendo, assim, pequenas e médias empresas industriais.

Uma das grandes novidades deste Orçamento de Estado para 2025 é a implementação do primeiro projeto-piloto de promoção da mobilidade elétrica no setor marítimo, especificamente em embarcações de pesca artesanal.

“Gostaria de destacar o aumento de 34% no orçamento do Programa Nacional de Sustentabilidade Energética; isso reflete o compromisso do Governo na aceleração da transição energética. Significa confiança dos nossos parceiros na estratégia de desenvolvimento sustentável do país”, frisou o governante.

Este ciclo de conferência para apresentação do Orçamento do Estado para o ano 2025, sob o tema “Nação Digital, Ação Climática e Resiliente”, contou também com a participação do Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças e do Ministro da Agricultura e Ambiente.