O Ministro do Mar, Abraão Vicente, preside, amanhã, terça-feira, 28 de fevereiro, ao ato de inauguração das obras de construção e de reabilitação do cais de pesca de Pedra Badejo e a Fábrica de Gelo Mar e Terra - FGMT, no Porto Abaixo do Município de Santa Cruz, interior da ilha de Santiago.
O Ministro do Mar, Abraão Vicente, preside, amanhã, terça-feira, 28 de fevereiro, ao ato de inauguração das obras de construção e de reabilitação do cais de pesca de Pedra Badejo e a Fábrica de Gelo Mar e Terra – FGMT, no Porto Abaixo do Município de Santa Cruz, interior da ilha de Santiago.
A requalificação do Cais de Pesca de Pedra Badejo, é o resultado de uma parceria entre o Governo de Cabo Verde e a autarquia, num acordo rubricado, através de um Contrato Programa, no valor de 6.010.000,00 (seis milhões, e dez mil escudos), sendo uma parte financiada pelo Ministério do Mar em 4.000.000,00 (quatro milhões de escudos) ECV, e o Município comparticipado com o montante de 2.010.000,00 (dois milhões e dez mil escudos).
Este contrato tem como objetivo, além da construção das obras de requalificação do cais de pesca de Pedra Badejo, a aquisição de alguns equipamentos, nomeadamente as bancadas inoxidáveis, balanças e eletrobomba para bombagem de água salgada, que irá beneficiar os pescadores, peixeiras e a população do Concelho de Santa Cruz.
O descerramento da placa inaugural, assim como a corte da fita para o acesso ao cais de pesca em Pedra Badejo, acontece a partir das 11:30h, e conta com a presença, além do Ministro do Mar, Abraão Vicente, e do presidente da Câmara Municipal, Carlos Alberto Silva, de várias instituições ligadas ao desenvolvimento da pesca naquela localidade.
Para além de uma animação cultural, com dança contemporânea e atuação musical, o evento irá proceder com a entrega simbólica das embarcações fibradas, de prémios de natação e de certificados de reconhecimento aos pescadores e peixeiras mais antigos em atividades do mar.