No âmbito das comemorações do 30º aniversário da Polícia Judiciária de Cabo Verde, a Ministra da Justiça, Dra. Joana Rosa, presidiu, nesta manhã, a conferência intitulada “O combate à criminalidade organizada transnacional: Os desafios das operações marítimas e portuárias”. O tema da conferência enquadra-se na estratégia do combate à criminalidade organizada transnacional por via marítima, onde a posição geoestratégia de Cabo Verde é muito importante e, sendo o tráfico ilícito de droga uma séria ameaça à segurança do País.
No âmbito das comemorações do 30º aniversário da Polícia Judiciária de Cabo Verde, a Ministra da Justiça, Dra. Joana Rosa, presidiu, nesta manhã, a conferência intitulada “O combate à criminalidade organizada transnacional: Os desafios das operações marítimas e portuárias”.
O tema da conferência enquadra-se na estratégia do combate à criminalidade organizada transnacional por via marítima, onde a posição geoestratégia de Cabo Verde é muito importante e, sendo o tráfico ilícito de droga uma séria ameaça à segurança do País.
Na sua intervenção, a Ministra reconheceu a importância desta iniciativa que, pela sua pertinência “oferece uma oportunidade de partilhar conhecimentos e experiências e ouvir sugestões sobre a criminalidade organizada transnacional”.
Neste sentido, defendeu que “são inegáveis os benefícios trazidos pela globalização”, em especial no que tange à facilidade de ligação, inclusive por via marítima. Face à nossa localização, a Governante, enalteceu os protocolos de cooperação que Polícia Judiciária de Cabo Verde tem vindo a celebrar com as Entidades com responsabilidades de gestão e segurança marítima e portuária, assim como autoridades policiais nacionais e estrangeira no combate à criminalidade transnacional.
“A equipa SEACOOP 5, iniciou um ciclo de formação com o objetivo de criar uma unidade de inteligência marítima, constituído pelos integrantes da equipa conjunta dos Portos, de modo a tornar as operações portuárias mais seguras”, acrescentou a Ministra da Justiça.
“Cabo Verde continua a trabalhar no combate à criminalidade organizada transnacional, de modo a contribuir para a consolidação da segurança marítima e portuária, cientes que isto só será possível com o envolvimento de todos”, conclui a titular pela pasta da Justiça.
A Conferência foi organizado, no âmbito das comemorações do 30º aniversário da Polícia Judiciária, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre as Drogas e Crime (UNODC), e contou com a presença de várias Instituições Nacionais e Internacionais.