“Este instrumento visa ajudar a DGRNI na gestão dos seus serviços de base territorial, permitindo obter informações claras e precisas dos atos do Registo Civil e nacionalidade em tempo real”.
A Ministra da Justiça, Joana Rosa, presidiu nesta terça-feira, 26 de abril, na cidade da Praia, o ato de Apresentação Pública do Business Intelligence (BI) do Registo Civil e Registos Centrais da DGRNI, tendo reiterado que este instrumento tem “traduzido em ganhos consideráveis na partilha de dados juntos às Instituições Parceiras”.
Segundo a Governante, nesta segunda fase optou-se por dar continuidade a este projeto, e acrescentou que “o Registo Civil cumpre a relevante missão de dar conhecimento preciso ao Estado, no que respeita a “quantos somos, quem somos e onde estamos”, bem como permitir o acesso aos dados estatísticos fiáveis e atualizados da população, que auxiliam o Governo na implementação de programas sociais e económicos.”
Para além disso que “este instrumento visa ajudar a DGRNI na gestão dos seus serviços de base territorial, permitindo obter informações claras e precisas dos atos do Registo Civil e nacionalidade em tempo real”.
Durante a apresentação do Business Intelligence, a Diretora Geral dos Registos, Anilda Veiga, sublinhou que “a informatização da Registo Civil, veio permitir a eliminação da competência territorial, diminuição dos casos de omissão de registo e facilitar o acesso por parte das populações aos serviços do Registo Civil”.
O BI foi desenvolvido em parceria com a UNICEF e o mesmo visa gerar informações claras e precisas que auxiliem o Ministério da Justiça e a DGRNI na gestão dos serviços de base territorial, proporcionando vantagens no que tange ao processo de seguimento e avaliação das políticas públicas traçadas pelas mesmas, bem como a nível da gestão e acompanhamento dos projetos a serem implementados.
O ato contou com a presença do Chefe do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF E UNFPA, Dr. Steven Ursino, da Diretora Geral dos Registos, Notariado e Identificação, Anilda Veiga, entre outros representantes das Instituições Nacionais e Internacionais de forma presencial e virtual.