Notícias

Ministra Joana Rosa inaugura Sala de Informática do Centro Socioeducativo Orlando Pantera

Joana Rosa enfatizou o efeito positivo que esta sala terá na minimização da estigmatização, da discriminação, da exclusão e da autoexclusão social e na prevenção da reincidência de delinquência e do conflito com a lei no seio dos educandos.

A Ministra da Justiça presidiu, hoje, no Centro Socioeducativo Orlando Pantera (CSEOP), à inauguração de uma sala de informática e o início de uma ação de Formação Intensiva em Redução de Riscos Psicossociais na Intervenção Tutelar Sócio Educativa, destinada aos Técnicos do Centro, ambas financiadas pela UNICEF.

O ato de inauguração contou com a presença do Dr. Steven Ursino, Chefe Escritório Conjunto UNDP, UNFPA e UNICEF e de vários parceiros.

No seu discurso, a Governante enalteceu o apoio dos parceiros, realçando o valioso contributo da UNICEF em apoiar o CSEOP. “A UNICEF tem sido um dos importantes e valiosos parceiros do CSEOP, tendo já financiado várias atividades a este nível, como por exemplo, a deslocação de técnicos para formação no âmbito da justiça restaurativa, equipamento da área de cuidados médicos do Centro no ano de 2020, formação em serralharia e atividade ocupacional em Horticultura em 2021”, disse a Ministra.

Joana Rosa enfatizou o efeito positivo que esta sala terá na minimização da estigmatização, da discriminação, da exclusão e da autoexclusão social e na prevenção da reincidência de delinquência e do conflito com a lei no seio dos educandos.

“A montagem da sala de informática e posterior formação dos educandos e técnicos do CSEOP está enquadrada no projeto “Educação e Inclusão Digital” financiado pela UNICEF. Nessa era da Digitalização, a construção da cidadania, a inserção social e a valorização do indivíduo, passa necessariamente pelos meios de comunicação e de informação de um país”, frisou.

Por sua vez, o Chefe do Escritório Conjunto UNDP, UNFPA e UNICEF, Dr. Steven Ursino, considerou o ato como “um grande passo” que irá permitir a inserção de todos na sociedade da informação, reafirmando a disponibilidade do Organização em continuar a apoiar o CSEOP na implementação de outros projetos.

Nesta senda, “cumpre reconhecer e sublinhar a nobre missão e o relevante serviço que o Centro Socioeducativo Orlando Pantera tem desempenhado e tem prestado ao país com vista a assegurar a educação, o ensino, a formação pessoal e social, a promoção dos cuidados de saúde e o desenvolvimento integral dos educandos, de forma a promover a sua reintegração familiar, social e profissional, o que, de resto, convém assinalar, são também prioridades deste Governo que continuará a promover a mudança positiva das atitudes dos jovens, principalmente em relação à violência e à criminalidade”, concluiu a responsável pela pasta da Justiça, Joana Rosa.