Notícias

Ministra Janine Lélis representa o Governo na Sessão Solene do Município do Sal

“A ilha do Sal tem conhecido ao longo dos tempos um crescimento significativo, pautado muitas vezes por processos de transformação económica, social e urbanística inovadores, de grande importância no contexto nacional” – Janine Lélis

Esta declaração foi feita hoje, 15 de setembro de 2023, pela Ministra do Estado e Ministra da Coesão Territorial, Janine Lélis em representação do Governo na sessão solene do Dia do Município do Sal.

A Ministra da Coesão Territorial, ressaltou que “a ilha do Sal tem tido um percurso histórico que enobrece e prestigia Cabo Verde como um todo e é das urbes que mais cresce a nível nacional, gerando dinâmicas demográficas, expressivas, frutos da sua naturalidade e da visão de todos aqueles que no dia a dia colocam a sua marca nesta ilha”, destacando ainda o contributo que a Ilha tem dado para o desenvolvimento do turismo e, consequentemente, para o crescimento do Produto Interno Bruto nacional.  A governante destaca que apesar do potencial natural da ilha, com uma forte oferta turística, o Governo está a trabalhar, na exploração de outras potencialidades.

Isto porque, como adianta a Ministra, o Governo acredita que a Ilha do Sal tem o potencial de se transformar numa locomotiva da economia nacional desde que, para o efeito, se promova o desenvolvimento dinâmico de atividades produtivas e transformativas que, a ser realizada, poderá fazer do Sal, a primeira ilha a se libertar da pobreza.

Janine Lélis aproveitou ainda a ocasião para destacar, alguns investimentos que têm sido feitos pelo Governo, nas diferentes áreas, ou seja, social, na infraestruturação e habitação, na requalificação urbana e ambiental, a nível da segurança, melhorias no Porto da Palmeira e no aeroporto internacional. Em relação a área da saúde, a Ministra diz que apesar das melhorias já conseguidas, o Governo está ciente de que é preciso fazer mais, avançando que este, está empenhado e a trabalhar, no quadro do Orçamento do Estado de 2024, num plano estratégico de recursos humanos para o sector de saúde, com vista a responder às necessidades de aumentar os profissionais desta área nas estruturas de saúde, especialmente no Sal.

A mesma adiantou que os estaleiros para construção da estrada Espargos-Santa Maria, já estão em fase de montagem e brevemente arrancam os trabalhos.

Janine Lélis volta a ressaltar que o executivo nacional está ciente que “o aprofundamento do desenvolvimento sustentável da ilha do Sal acarreta de imensos desafios que urge enfrentar, fazendo uso da resiliência e da sabedoria características da sua população”.

Desafios que segundo a Ministra do Estado e da Coesão Territorial, serão ultrapassadas com a aposta no incremento de infraestruturas económicas e produtivas em quantidade e qualidade de modo a alargar a sua base económica e a depender, cada vez menos, da importação das outras ilhas ou do exterior, de produtos e serviços cuja produção esteja ao seu alcance. Por isso, a Ministra defende que é preciso uma parceria estratégica entre o Governo, autoridades municipais e o setor privado para ultrapassarem estes desafios.