A Governante esteve na Delegacia de Saúde de São Vicente e considerou que ali encontrou uma infraestrutura muito bem equipada, com profissionais motivados e com espírito de entrega que tem trabalhado em complementaridade ao sistema, aliviando a carga sobre o hospital.
“Estamos muito bem impressionados, sobretudo pela capacidade de resposta instalada e pelos investimentos que encontramos” é com estas palavras que a Ministra da Saúde começa por descrever o seu primeiro dia de visita a ilha de São Vicente. A Ministra Filomena Gonçalves esteve primeiro no Hospital Dr. Baptista de Sousa onde se encontrou com o Conselho de Administração e visitou vários serviços, nomeadamente o de Diálise, as Urgências, Central de Consultas, as Enfermarias e as obras em curso do Centro Ambulatório.
Sobre este último, a Ministra disse ter constatado que as obras estão a avançar a um bom ritmo e com previsão de término no primeiro semestre de 2023. “Não vamos demorar muito a ter uma infraestrutura de ponta para dar respostas ás demandas e para dignificação das pessoas que procuram os serviços de saúde”.
Em seguida, a Governante esteve na delegacia de saúde de São Vicente, e considerou que ali encontrou uma infraestrutura muito bem equipada, com profissionais motivados e com espírito de entrega que tem trabalhado em complementaridade ao sistema, aliviando a carga sobre o hospital.
De visita á Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha, Filomena Gonçalves assegurou que esta brevemente entrará em funcionamento pleno. Pois segundo disse, há uma consciência plena da necessidade do funcionamento deste centro, e como se sabe está-se no processo de retoma e já é um grande ganho ter se conseguido financiamento para a sua construção.
No entanto, apelou ao empenho de todos tanto do Governo, da sociedade civil da comunicação social e das ´famílias para se trabalhar na prevenção e educação para saúde, evitando assim os casos de intervenção e tratamento.
“Sabemos do sofrimento que esses males e outros trazem, não só para as pessoas como para as famílias, daí a necessidade deste apelo a todos, incluindo os órgãos de comunicação social, para um trabalho conjunto na sensibilização, consciencialização, educação e na prevenção”, declarou a Ministra.
Ao início da tarde Filomena Gonçalves efetuou uma visita de cortesia ao Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, e, até hoje sábado, 12, tinha programado visitas ás outras estruturas de saúde da ilha e o sector privado.
A partir de Mindelo Filomena Gonçalves reconheceu um ligeiro aumento dos casos de Covid19 no país nos últimos dias e recomendou a vacinação como forma de estarmos melhor preparados contra a infeção.