Notícias

Ministra das Comunidades preside encerramento do curso de formação em primeiros socorros

fernanda fernandesTerminou nesta sexta-feira, 18 de Julho, o curso de formação em primeiros socorros, realizado, em São Lourenço dos Órgãos, no âmbito do projecto regresso temporário de nacionais qualificados III (Temporary Return of Qualified Nationals – TRQN III). O Encerramento é presidido pela Ministra das Comunidades, Fernanda Fernandes

De salientar que foram realizadas duas formações, nomeadamente, “Suporte Básico de Vida com DAE para Bombeiros” e “Primeiros Socorros e Cuidados Pré-hospitalar para Socorristas e Bombeiros”, de 01 de Abril a 18 de Julho de 2014, ministradas pelo cabo-verdiano, Artur Veiga, cujo beneficiário é a Câmara Municipal de S. Lourenço dos Órgãos.

Dos 61 formandos, alguns participaram nas duas formações, sendo que 27 participaram na 1ª formação que decorreu entre 01 de Abril a 14 de Maio e 37 na 2ª formação, entre 21 de Maio a 18 de Julho, entre Bombeiros municipais, socorristas e pessoal do centro de saúde local.

O Projecto Regresso Temporário de Nacionais Qualificados III (Temporary Return of Qualified Nationals – TRQN III) é o resultado do esforço do Governo em cooperar com parceiros internacionais no processo de gestão da emigração, daí o estabelecimento de contactos que permitiram a inclusão de Cabo Verde nesta terceira edição, uma vez que já tinham sido implementadas duas edições anteriores em que o país não tinha sido contemplado. TRQN III resulta de uma parceria entre o Governo de Cabo Verde e o Governo da Holanda, com assistência técnica da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Esta iniciativa que durará até final de 2015, é financiada pelo Governo da Holanda e está sendo implementada, em termos técnicos pela OIM em Cabo Verde, em estreita colaboração com o Ministério das Comunidades que é o Ponto Focal Nacional para este projecto.

O TRQN III é um projecto que vai ao encontro de um dos objectivos do Programa do actual Governo e que consiste no envolvimento dos quadros cabo-verdianos residentes no exterior no processo de desenvolvimento de Cabo Verde, através da criação de mecanismos que permitam a sua vinda ao país para dar o seu contributo profissional. Vem na linha de outras iniciativas similares como foi o caso do “Dias de Cabo Verde” e o “Diáspora Contributo”, financiados, respectivamente, pela União Europeia e Cooperação Espanhola.