Notícias

Ministra da Saúde recebe visita de cortesia do Representante Regional do ONUDC para África Ocidental e Central

 

A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, recebeu ontem, 16 de outubro, o Representante Regional do ONUDC para Africa Ocidental e Central, Dr. Amado Philip de Andrés, que está de missão no país, de 15 a 18 de outubro.

Foi abordado no encontro a Conferência Ministerial sobre Drogas, Crime e Terrorismo na África Ocidental, no âmbito da preparação da estratégia regional da ONUDC sobre Drogas, Crime e Terrorismo na sub-região. O que se pretende é que a cidade da Praia, sob a hígida do Ministério da Saúde venha a acolher esta conferência interministerial no próximo ano, de onde sairá a declaração de Praia, a semelhança do que aconteceu em 2008.

Da parte do Ministério da Saúde, a Ministra, Filomena Gonçalves, mostrou a disponibilidade do país em acolher este importante evento e salientou os ganhos e as prioridades do governo em relação ao combate a consumo de drogas, tratamento e reabilitação.

Para o Representante Regional da ONUDC, Amado Philip de Andrés, que esteve acompanhado da Coordenadora Sénior do ONUDC em Cabo Verde, Cristina Andrade, a escolha de Cabo Verde para acolher este importante evento tem a ver com os investimentos que o país tem feito, nomeadamente no sector da saúde para o combate ao consumo de drogas, a digitalização do sistema de justiça, e os princípios de boa governança do país. Considerando que Cabo Verde é um campeão em diferentes espetos ligados ao combate a tráfico e consumo de drogas, pretende que o arquipélago, através da declaração de Praia, seja o catalisador, para busca de financiamento privado externo para a resposta que a África Ocidental precisa dar a este fenómeno.