A Ministra da Saúde e Responsável pelas relações do Governo com as Confissões Religiosas, Filomena Gonçalves, encontrou-se com as autoridades da Ordem de Malta em Roma, e conversam sobre um modelo de cooperação que poderá abarcar formações para especialização de médicos em área de ortopedia.
Na sede governamental da Ordem, o Representante do Ministro da Saúde, dos Assuntos Sociais, da Ação humanitária e de Cooperação Internacional da Ordem Militar de Malta, Dr.Ivo Grazani, mostrou toda abertura e disponibilidade da sua organização, numa Cooperação com o Ministério da Saúde em Cabo Verde e possibilidades de serem ministradas em Dakar, formações para técnicos de saúde de Cabo Verde.
A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves agradece à Ordem de Malta pela disponibilidade de uma possível Cooperação e disse que no quadro da saúde, o país tem insuficiências no domínio dos recursos humanos especializados e mostrou vontade de colmatar esse problema para reduzir as evacuações.
A Ordem de Malta é uma organização Internacional Católica fundada há mais de mil anos e atua em 120 países, cuidando de pessoas necessitadas através dos seus trabalhos médicos, sociais e humanitários. A sua missão está virada particularmente para regiões com conflitos armados e desastres naturais.