No último dia 12 de dezembro, a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, participou em Dakar, a convite do seu homólogo senegalês, Ibrahima Sy, da cerimónia de inauguração do novo centro de produção de testes de diagnóstico rápido para África.
A segunda unidade DIA𝑇𝑅𝑂𝑃𝐼𝑋, em Mbao, periferia de Dakar, já está operacional, com a capacidade de produção a aumentar de 5 para 75 milhões de testes de diagnóstico rápido por ano. Este importante marco apoia a missão do Instituto Pasteur de Dakar e a ambição do Senegal de enfrentar os desafios da saúde em África.
Este centro marca uma viragem chave na luta contra as doenças tropicais epidémicas. A DIA𝑇𝑅𝑂𝑃𝐼𝑋, certificada pela ISO 13485, garante a produção de testes de elevada qualidade, de acordo com as normas internacionais, para melhorar a saúde pública em África.
A inauguração aconteceu no âmbito da deslocação da Ministra da Saúde à capital senegalesa para participar no 3.º Fórum das Epidemias de Dakar, promovido pelo Instituto Pasteur de Dakar por ocasião da celebração dos seus 100 anos de existência, onde Filomena Gonçalves apresentou o tema “Como financiar as epidemias preparando as respostas dos países de baixa e média renda”.
De recordar que o IPD de Dakar é o Laboratório de Referência da OMS na sub-região Oeste Africana e tem sido um parceiro importante de Cabo Verde na confirmação dos diagnósticos diferenciados de várias doenças, incluindo COVID-19, dengue, entre outras.