Segundo a Ministra da Justiça, o Governo de Cabo Verde quer juntamente com a Igreja Católica traçar "planos concretos de intervenção" para combater a criminalidade na capital do país, tendo a prevenção e reinserção como dois dos focos
A Ministra da Justiça, Joana Rosa, recebeu na manhã desta sexta-feira, 22 de abril, os Párocos da Cidade da Praia, com intuito de debater a contribuição da Igreja Católica na prevenção e combate à criminalidade na Cidade da Praia.
Na prossecução da sua nobre função, o Ministério da Justiça delineou como um dos objetivos e incansável preocupação, a prevenção e combate à criminalidade, com enfoque nesta Cidade, visando minimizar esse ilícito que poderá deixar transparecer um sentido generalizado de insegurança e, como tal, perturbador da paz social e tranquilidade pública. Urge restituir à sociedade o sentido de segurança, paz e tranquilidade, que só se consegue mediante a colaboração e empenho de outras instituições.
Segundo a Ministra da Justiça, o Governo de Cabo Verde quer juntamente com a Igreja Católica traçar “planos concretos de intervenção” para combater a criminalidade na capital do país, tendo a prevenção e reinserção como dois dos focos. “Vamos trabalhar com projetos concretos e em articulação com a Igreja Católica na prevenção e combate à criminalidade na Cidade da Praia”, afirmou a Governante.
Durante a sua intervenção, Joana Rosa sublinhou também a importância de projetos comuns com a Igreja na prevenção, mas também na reinserção social dos ex-reclusos e humanização nas Instalações Prisionais em Cabo Verde.
O vigário-geral, Padre João Augusto, enalteceu a iniciativa do Governo na “aproximação” com a Igreja Católica com intuito de juntos encontrarem soluções para um problema que é transversal. “A Igreja Católica tem muito para dar no que tange a humanização e integração dos ex-reclusos na sociedade”, disse o vigário-geral.
Ainda durante o encontro, os Párocos presentes evidenciaram a importância do encontro com a Ministra da Justiça e manifestaram disponibilidade em apresentar projetos concretos, no intuito de minimizar esse ilícito.