A Ministra da Justiça, Joana Rosa, presidiu ontem, 26 de setembro, a Sessão Oficial de Encerramento do Programa Conjunto, realizado entre a ONUDC e ONU Habitat, que tem como objetivo promover a sensibilização e defesa da abordagem da segurança humana, na superação da Pandemia da COVID 19, em comunidades vulneráveis de Cabo Verde.
Durante a sua intervenção, a governante afirma que este programa foi abraçado e acarinhado, com todo o engajamento possível, pelo Ministério da Justiça, devido ao impacto que teria (agora comprovado pelos resultados), na vida das comunidades, envolvendo diversos domínios, especialmente o da segurança humana, com implicações inegáveis na promoção de uma cultura de paz e não-violência, da segurança e da diminuição da litigiosidade sociológica.
A Ministra da Justiça, se aproveitou ainda, para agradecer os parceiros nacionais e internacionais no sentido de continuarem a apoiar os projetos co-criados com as comunidades, no quadro deste programa conjunto da segurança humana, visando a consolidação dos ganhos já visíveis, a serem socializados.
“O programa nos permitiu aproximar do seu propósito máximo, que era o de superar as ameaças colocadas pela Pandemia de COVID 19, às comunidades mais vulneráveis”, assegura Joana Rosa.
Por sua vez, a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela Fernandes de Souza, se aproveitou para agradecer a todos aqueles que direta e indiretamente contribuíram para que este programa se concretizasse na prática, salientado que a contribuição e o apoio do Governo de Cabo Verde, foi fundamental.