A Ministra da Justiça, Joana Rosa, presidiu hoje, 23 de outubro, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC) e o Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, a formação especializada em recolha e partilha de informações financeiras, com ferramentas da INTERPOL, no Hotel Oásis Praiamar, cidade da Praia.
Durante a intervenção, a Governante, enalteceu, uma vez mais, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da forte e já tradicional cooperação entre o Governo de Cabo Verde, a Embaixada dos Estados Unidos, a ONUDC e a Interpol, afirmando que os resultados alcançados, tem comprovado reiteradamente a inquestionável valia dessas parcerias, sustentadas por valores e finalidades comuns, e que têm contribuído sobremaneira para o processo histórico de desenvolvimento de Cabo Verde, neste especial, para a criação de um quadro socioeconómico e jurídico, dissuasor da criminalidade organizada transnacional.
“Cabo Verde enquanto país seguro, credível e atrativo ao investimento, depende diretamente de uma justiça também ela credível, célere e eficaz, e com foco na prevenção. Dessa equação depende, em última análise, a paz, a segurança e a coesão social, fatores indissociáveis do crescimento e do desenvolvimento socioeconómico do país”, afirmou a Joana Rosa.
Por sua vez, Patrícia Souza, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, assegurou que a formação terá uma relevância extrema tanto para Cabo Verde como para Comunidade Internacional, em matéria do combate ao crime organizado. O embaixador dos Estados Unidos, Jeff Daigle, complementa argumentando que esta formação marca mais um passo importantíssimo, na parceria com Cabo Verde e a ONODC, para o combate do crime financeiro internacional, exaltando o profissionalismo de excelência de todos parceiros.