Notícias

Ministra da Justiça preside 1ª Mesa Redonda de Reinserção Laboral dos Reclusos

A Ministra da Justiça, Joana Rosa, irá presidiu na manhã de ontem, 19 de outubro, a 1ª Mesa Redonda de Reinserção Laboral dos Reclusos, na Sala de Conferência do Palácio do Governo.

Na sua intervenção, Joana Rosa assegura que o Governo de Cabo Verde elegeu no seu Programa e Moção de Confiança a Segurança Interna como pilar estruturante da Segurança Nacional, reforçando que um país seguro contribui para uma sociedade mais desenvolvida, mais tolerante, livre, democrática e mais atrativa.

“A Reinserção Social e a Ressocialização permitem àquele que na condição de reclusão ou sob a medida tutelar socio educativa, possam ter o direito a reconquistar e reestabelecer os seus vínculos e laços normais com os restantes membros da família, da sociedade e da comunidade. Assim sendo, possam vir a tomar parte e usufruir, de forma digna, íntegra e mais completa possível na vida coletiva”, afirma a Governante.

O presidente da Câmara de Comércio de Sotavento, Marcos Rodrigues destacou que um país com os problemas de Reinserção Social a todos os níveis resolvido, é um país equilibrado, do bem e justo.

Por sua vez, Odair Pedro, Diretor Geral dos Serviços Prisionais e de Reinserção Social, reforçou que a gestão dos Serviços Prisionais tem de estar centralizada no Recluso e nos Agentes de Segurança Prisionais, salientando que é necessária uma estratégia bem montada dentro dos Estabelecimentos Prisionais para que os Reclusos possam sair bem preparado para a sociedade.

De realçar que estiveram presentes no evento empresários de diversos setores, e outras personalidades da Sociedade Civil cabo-verdiana.