A Ministra da Justiça, Dra. Joana Rosa, disse ontem, 22 de junho, que o Governo de Cabo Verde assumiu no seu Programa para a X Legislatura o compromisso de dar maior centralidade à Justiça” e defende “uma aposta forte na modernização dos Registos, Notariado e Identificação como um dos pilares da ação governativa para o setor”.
A titular da pasta da Justiça fez esta declarações ao presidir o ato de abertura da feira “RNI mais perto de si!”, nas instalações da Universidade de Santiago, na cidade de Assomada.
Na sua intervenção a Governante, frisou a importância da transformação digital para o setor da Justiça, tendo em conta que é uma das grandes metas do Governo, com o propósito de tornar os serviços mais acessíveis e céleres. E os efeitos dessa transformação tecnológica, são visíveis nos serviços dos RNI, onde todos os atos e processos são tramitados atualmente em suportes eletrônicos.
A realização da feira “RNI mais perto de si!” tem como principal objetivo, dar a conhecer o Cartão Nacional de Identificação (CNI), as suas funcionalidades digitais, as suas vantagens e a sua intercessão com os serviços da Administração Pública e Privada, através de sites e portais, ou seja, tudo o que esteja relacionado com a identidade digital cabo-verdiana.