A Ministra da Justiça, Joana Rosa, conferiu posse, hoje, 14 de julho, a nova Diretora Geral da Direção Geral dos Registos, Notariado e Identificação, Adilsa Maria Pinto Freire de Pina.
Durante o ato, a Governante destacou a importância da Direção Geral dos Registos, Notariado e Identificação (DGRNI) enquanto uma instituição de relevante importância para o país.
“A DGRNI tem a responsabilidade de conferir tanto aos cidadãos, quanto às empresas ou às chamadas Associações ou Fundações, a personalidade jurídica, desde o registo de nascença à morte, garantindo segurança jurídica aos atos que pratica, conferindo-os valor jurídico, e contribuindo para o que designamos de justiça preventiva, contribuindo-se assim para a paz social”, disse a Ministra.
Ainda, a Joana Rosa enalteceu o contributo da Diretora cessante, Anilda Veiga, pelos ganhos conseguidos ao longo dos seis anos a liderar a DGRNI.
“São evidentes, e caberá a atual DGRNI garantir a continuidade dos ganhos já conseguidos e dar seguimento aos grandes projetos que temos em execução, quais sejam a continuidade na digitalização e digitação de certidões, a modernização do Notariado, com a implementação do que chamamos de “Balcão Único para as Escrituras Públicas”, garantir a operacionalização do Portal da Justiça”, acrescentou a Ministra da Justiça.