Notícias

Ministra da Família e Inclusão Social preside VI Reunião De Ministras/os Responsáveis Pela Igualdade De Género da CPLP

Sob lema “combate a VBG e ao feminicidio” decorre a VI Reunião De Ministras/os Responsáveis Pela Igualdade De Género Da Comunidade Dos Países De Língua Portuguesa. Com a presença de representantes de todos os Estados-membros da CPLP, a reunião é presidida pela Ministra da Família e Inclusão Social de Cabo Verde, Maritza Rosabal. Na sua intervenção, a governante destacou os passos dados até agora por Cabo Verde, com destaque para a Lei da Paridade, aprovada na semana passada no parlamento nacional.

Para a ministra, a reunião de hoje servirá para que, de forma pragmática, se tomem medidas e estabeleçam ações concretas por forma a erradicar a violência de género e o feminicidio, a forma extrema de violência contra as mulheres e raparigas, relembrando que, a violência de Género é um fato e uma realidade e apesar dos esforços existentes ela existe e é preocupante pelo fato das mulheres serem quase 50% da população, em vários países.

Tudo isto para que as meninas cresçam num mundo livre e de iguais Direitos, para que as gerações vivam de forma livre e com todas as oportunidades, afirmou a ministra.

Congratulou-se com o trabalho realizado pelos pontos focais e com os esforços realizados nos dois dias em que estiveram reunidos, permitindo que as Ministras e representantes possam hoje deliberar num espírito de abertura, partilha e fraternidade, aproveitando as boas práticas e experiências de cada um dos países presentes.

Salientou que Cabo Verde, assim como outros países, vêm a alcançar grandes ganhos, mas há desafios, “o caminho é árduo, mas queremos executá-lo. O esforço de todos é uma mais-valia e espera-se esse envolvimento aos vários níveis,” afirmou a ministra.

Aproveitou ainda a ocasião para enaltecer o trabalho das ONG’s nesta temática, tendo em conta que estas foram impulsionadoras e desenvolveram os pilares para que fosse possível construir sociedades mais justas e igualitárias.

A reunião dos ministros responsáveis pela igualdade de género da CPLP, a decorrer na cidade da Praia, foi precedida da reunião técnica e termina na tarde de hoje com a declaração da Praia.