Notícias

Ministra da Educação apela para mais eficácia no processo de ensino e aprendizagem

A Ministra da Educação, Maritza Rosabal, que presidiu hoje, 9 de agosto, a abertura do Conselho do Ministério da Educação(ME),  apelou para uma mais eficácia no processo de ensino aprendizagem, debruçando sobre a necessidade da mudança do paradigma no ensino, tendo em vista o melhor aproveitamento escolar, através de mais eficácia na gestão pedagógica e administrativa, no processo de ensino e aprendizagem.

“Temos um grande desafio que é melhorar o transporte escolar. Nesse sentido, vamos trabalhar todos juntos, em Assembleias Gerais e Delegações Municipais, para assim, concluirmos esse grande objetivo”, afirma a Ministra da Educação, para quem o melhoramento do transporte escolar, é a prioridade para o próximo ano letivo.

Para além dos transportes escolares, Maritza Rosabal, aponta a reforma dos serviços e redes das escolas e a assunção da Língua Portuguesa como língua oficial, como alguma das prioridades do ME, para o ano letivo vindouro.

“A aposta firme no ensino básico, de modo que os alunos possam ter o domínio da escrita e obter melhores resultados no ensino secundário e superior”, segundo Maritza Rosabal, é uma das apostas do ME que pretende também alargar o ensino básico até 8ºano.

A tutelar da pasta da Educação, aponta para este ano letivo, a introdução das línguas Francesa e Inglesa no 5º ano e a introdução do Mandarim como língua opcional, no 9º ano de escolaridade, nos concelhos de Praia, Santa Catarina de Santiago e São vicente. 

O Conselho do ME que iniciou hoje na cidade da Praia, decorrerá até amanha, 10, com a participação de todos os dirigentes dos serviços centrais e desconcentrados do ME, todos com foco na análise dos resultados do ano letivo transato e na preparação para o próximo ano letivo.